RESENHA DO VESTIBULANDO - Os Dois ou O Inglês Maquinista - Martins Pena

Sempre quando puder agora vou fazer a Resenha do Vestibulando. Como pretendo prestar o vestibular este ano vai ser algo muito útil para mim e para os leitores.

O livro Os Dois ou O Inglês Maquinista é obra do autor brasileiro Luís Carlos Martins (Martins Pena) e está na lista de obras literárias brasileiras para as questões de literatura da Universidade Federal do Paraná, então quem quer fazer Federal é uma boa opção dar uma olhada nas resenhas.

O livro é uma peça de comédia, se passa no Rio de Janeiro no ano de 1842. No enredo Dona Clemência viúva a dois anos quer um bom casamento arranjado para sua filha Mariquinha, ela ofereceu seu dote ao negociante de negros Negreiro, homem rico que contrabandeava negros já que o tráfico já era proibido, mas Mariquinha era apaixonada por seu primo Felício, que morava na mesma casa e estava planejando uma maneira de Dona Clemência desfazer o trato do casamento com Negreiro.


A maneira que Felício encontrou foi colocar Negreiro em uma fria. Ele deu falsas informações ao inglês Gainer, amigo da família que não tinha muito dinheiro e gostava de dar alguns calotes, que Negreiro o estava difamado chamando-o de velhote, e disse a Negreiro que Gainer iria denunciar seu contrabando de negros.

Depois das brigas aparece o falecido marido de Dona Clemência o Senhor Alberto que foi solto mas até aquele dia era dado como morto, ele vê Felício se declarar para a filha Mariquinha quando estava escondido atrás das cortinas e vê a atitude do menino muito honrosa. Depois de voltar para a mulher ele diz que Marinha se casará com Felício. Negreiro fica decepcionado pois estava realmente interessado no dote da moça. Mas o sr. Alberto deu valor ao verdadeiro amor, e assim a família comemora no final da peça e as cortinas se fecham com um final feliz.

Eu particularmente nunca gostei de literatura brasileira, mas eu prometi que dedicaria ler esse livro de 23 página. Sim gente, 23 páginas estavam me assustando... Me arrependi, porque a peça tem romance e comédia, é algo muito divertido, li lentamente e terminei em 1 hora, nem vi a hora passar e quando acabou fiquei muito feliz pelo final e feliz por ter visto que aqueles 60 minutos valeram apena.

Espero que tenham gostado da resenha, ficaria muito feliz se comentassem logo abaixo falando o que acharam.

Share this:

JOIN CONVERSATION

6 comentários:

  1. ótima Resenha, conseguiu relatar direitinho sem que ficasse confuso!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, tenho prova sobre esse livro, você conseguiu deixar mais claros os fatos, vlw

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, tenho prova sobre esse livro, você conseguiu deixar mais claros os fatos, vlw

    ResponderExcluir
  4. Foi de grande valia! Minha filha treinará a UFPR esse ano de 2016 (ainda cursa o 2º ano médio) e utilizará sua resenha para estudo.Obrigada

    ResponderExcluir