Resenha: Fortaleza Digital


Informações do livro: 
Editora: Sextante
Ano: 1998
Páginas: 331

Sinopse: Quando o invencível computador da NSA (Agência de Segurança Nacional), programado para decifrar qualquer código, se depara com um novo e misterioso código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. Aquilo que ela descobre faz tremer os corredores do poder. A NSA está sendo mantida como refém... não por armas ou bombas, mas por um código tão engenhosamente complexo que, se divulgado, irá causar grandes danos aos serviços de inteligência dos Estados Unidos. Presa em uma teia de segredos e mentiras, Susan tenta de todas as formas salvar a organização na qual sempre acreditou. Sem ninguém em quem confiar, ela se descobre lutando não apenas por seu país mas por sua própria vida, e no final, pela vida do homem que é sua grande paixão.

Resenha: Se você nunca leu um livro do Dan Brown, vá fundo nesse. Apesar de ser o primeiro livro escrito pelo Dan, ele já carrega tudo que a narrativa desse autor tem de melhor: A escrita, o suspense, as mortes, a reviravolta, os enigmas, as dicas e claro, a tensão.

Agora, se você já leu alguns livros dele, ou melhor se já leu vários, vai perceber que em muitos aspectos esse é muito parecido com os outros. O que acaba tornando fácil para leitor, saber de quem desconfiar, aonde encontrar as pistas, com quais vilões não é preciso se preocupar, ou qual será o final.

Mas apesar de tudo isso,  a leitura continua delíciosa,  porque Dan Brown é Dan Brown e ele sabe muito bem criar enredos arrebatadores. Dos quais minha parte predileta é como ele nos “ensina” coisas, por trás das suas tramas há sempre muita pesquisa pra que ele possa saber do que está falando e entregar para seus leitores algo não só crível como muito próximo da realidade. Em Fortaleza Digital, David (noivo da protagonista) é enviado a Sevilha–Espanha e Dan nos descreve as ruas da cidade com tantos detalhes que durante a leitura imaginei o autor visitando a cidade apenas para poder conhecer esses detalhes e compartilhar conosco. Não sei dizer se isso realmente ocorreu, mas eu particulamente tenho esse sonho de viajar por todo o mundo e sou extremamente grata à ele por ter me dado oportunidade de conhecer pedaços de Sevilha, mesmo que todos os pormenores não sejam exatamente reais.

Outra característica Browniana é o suspense. Sim, essa é a palavra que a maioria das pessoas atribuem aos seus livros e com toda a razão. A narrativa, que interrompe tantos climaces cortando para outro personagem e nos obrigando a devorar páginas em minutos para reencontrar o primeiro personagem e então na hora que você finalmente se desvencilha do segundo percebe que foi num ponto em que você gostaria de acompanhar um pouco mais sua história e então bam: você está preso na teia de aranha que é a narrativa de Dan Brown, totalmente apaixonado pelos personagens e desesperadamente precisando conhecer o fim da história. É isso que Fortaleza Digital é.  Então por que você não pega seu exemplar agora e se deixa dominar? 


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário